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ABSTRAÇÃO

 

(Renato Suttana)

 

Não posso dizer há quanto tempo estou aqui. Também não posso dizer exatamente qual seja a minha situação - em que lugar me encontro e em que posição se encontra o meu corpo neste lugar. Há quanto tempo estou aqui é uma pergunta que já desisti de fazer, embora não possa dizer que se tenha dissipado inteiramente de meus pensamentos. Às vezes (se isto que vou dizer tiver algum sentido), penso que fazer a pergunta seja por si mesmo um modo de marcar o tempo ou de sentir que existe qualquer tempo sobre o qual me perguntar. É um modo de tomar consciência de algum tempo, embora no próprio ato de tomar consciência eu sinta que na consciência que dele tomo não existe nenhuma realidade de tempo. Assim, posso estar aqui há cem anos, ou há um mês, ou há alguns instantes apenas, e nada disso poderá ter para mim nenhum sentido de conclusão. Apenas faz parte da consciência que tenho do tempo (afinal, se tenho estado aqui desde há algum tempo, é legítimo que eu me pergunte por quanto tempo), sem consistência de verdade ou de constatação e sem nenhum sentido de realidade. Estou aqui há algum tempo, e quando digo isso tomo consciência de que o sentido que atribuo a essa frase não tem suporte nos fatos exteriores, como se ela - a frase - me tivesse surgido por acaso, num lapso do pensamento, sobre o qual não pesa a forma definitiva da realidade. E talvez seja a frase que me conduza à pergunta - essa frase acidental e vaga que eu pronuncio em pensamento e que, após revirá-la no pensamento, auscultando-lhe todas as possibilidades de sentido, deixo dissipar-se em plena impossibilidade de lhe dar sentido, como círculos que se alargam e se desfazem lentamente sobre uma superfície de água contra a qual se tivesse atirado uma pedra.

 

Também a consciência que tenho de estar em algum lugar carece de comprovação ou não pode ser testada empiricamente. Tal como todas as minhas flutuantes noções de tempo (e perdoem-me pelo modo um tanto impreciso como tento exprimir esses pensamentos), minha noção de pertencer a algum lugar - de me encontrar neste momento a ocupar uma porção precisa do espaço - é uma noção periclitante, que às vezes se adensa em determinados pontos, mas que, na maior parte do tempo, flutua em meus pensamentos como um corpo de alga que flutuasse entre um emaranhado de corais. Entretanto, nos pontos em que parece adensar-se, toma freqüentemente o aspecto de uma noção a que pudesse corresponder certa realidade - manifesta, por exemplo, na possibilidade de ouvir ruídos ocasionais ou de sentir que, na espessa sombra de ao redor, certos movimentos se insinuam. São sensações imprecisas, realmente fantasmais, que não sei se devo atribuir às ilusões do pensamento ou se devo considerar como invenções de meus sentidos longamente degenerados pelo desuso (ou por um modo doentio de empregá-los, que tem os efeitos do desuso). Também não sei se estou parado - sentado ou de pé - e muito menos posso dizer que me encontro em movimento. Uma sensação inquietante de ter sido lançado em disparada numa direção que não sei definir me faz pensar que estou em movimento, mas a sensação é breve e logo cessa, para ser substituída por uma enorme letargia e pelo sentimento da imobilidade. Talvez uma parte de mim, somente, esteja em movimento, e pode ser que a outra parte se encontre em repouso, mas trata-se apenas de uma hipótese, que não posso comprovar com dados concretos, sejam eles os dados da luz ou os simples sons de coisas aproximando-se ou afastando-se à minha volta (os quais me diriam se me encontro realmente em movimento neste espaço desconhecido).

 

A noção que tenho de meu corpo é dual e, não raro, contraditória. Em certas ocasiões, sinto que alguma coisa se desloca em mim e se comunica consigo mesma por meio de minha consciência - como se desfrutasse de uma estranha liberdade que a torna exterior ao que sou -; porém essas ocasiões não são freqüentes. Noutras, tudo se acha parado, estanque numa imobilidade fria, ocupada apenas pelos pensamentos, que não podem se dar nenhuma noção consistente da exterioridade. Antes, pode-se dizer que eles giram em torno de si mesmos - como grandes sombras voláteis que o movimento de girar fizesse assumir formas diversas. Às vezes, a sensação é de que podem viver por si mesmos - esses pensamentos -, que têm em si o fundamento de seu ser e que não precisam de nada exterior para existirem. Mas isso é apenas uma impressão. Pode-se também dizer que, de algum lugar exterior a eles, lhes chega o influxo da realidade - por imagens, lembranças e sensações - e que esse influxo os preenche e os inflaciona ao ponto de uma saturação. São os meus próprios pensamentos, eu me digo, quando me dou consciência disso. São os pensamentos do que está lá fora e que o que está lá fora preenche. É uma experiência desesperadora tentar reter e dar realidade às próprias idéias, dispondo de tão pouco para tal tarefa e não dispondo a não ser delas mesmas para realizar o grosso dessa tarefa.

 

Do lado de fora está o que denomino de realidade. Pode ser apenas um sonho dessa realidade, mas eu preciso afirmá-la para ter ao menos um ponto de partida. Quando me percebo presente aqui - onde quer que seja -, tenho de me perceber presente na realidade. Não se trata de um subterfúgio de pensamento que forjei para suprir uma necessidade da consciência. Trata-se daquilo mesmo que torna possível pensar tudo isso e dizer que, seja como for, estou presente em algum lugar. Se a idéia de movimento tivesse o mínimo de consistência, talvez fosse mais fácil conceber a possibilidade do espaço (pois, afinal, todo movimento teria de acontecer no espaço), porém não disponho dessa consistência. Estou apenas onde estou, olhando à minha volta e percebendo as imagens, e estar olhando e percebendo as imagens é tudo o que tenho agora. Fora disso, naufrago em conjeturas: afundo-me em hipóteses que nada mais são que conseqüências de outras hipóteses. De certo modo, todos os pensamentos são hipóteses, exceto essa consciência de realidade, mas mesmo por cima dela tudo o que se forma, se desenvolve e flutua são hipóteses. Os pensamentos que elaboro a respeito disso não passam de projeções de outras hipóteses mais vastas, mais decisivas, e que são tão sub-reptícias que eu não posso sequer pensar nelas sem que me venha uma vertigem. Adormecem no fundo, inalcançadas, ou espreitam no fundo, ameaçadoras. Mas na superfície onde vivo tudo se manifesta como sucessão e como inconsistência, de modo que não posso conceber nem mesmo a suspeita do que sejam tais hipóteses e da extensão de meus equívocos.

 

Disse que não sei há quanto tempo estou aqui. Disse-o como se tentasse estabelecer um ponto de partida, e agora percebo que tal ponto de partida seria tão arbitrário quanto tudo o mais. O ponto de partida não teria nenhuma razão para estar onde o situo. Dentro de meus pensamentos, o ponto de partida é qualquer um - e pode ser um rosto, um fragmento de memória ou uma sensação. O que mais me exacerba quando penso nele é o fato de que, sempre que penso nele, alguma coisa se inicia em mim. Se pudesse apenas entregar-me ao fluxo dos pensamentos, bem poderia ser que nada mais se iniciasse, que os pensamentos, sucedendo-se indefinidamente, se anulassem uns aos outros. Entretanto, quando me distraio (quer dizer, quando se afrouxa essa espécie de concentração que seria estar inteiramente entregue a um fluxo vazio de pensamentos), reaparece a pergunta, como se brotasse inesperadamente de um solo que eu julgara estéril, e deflagra uma impressão de começo. Em circunstâncias normais, não haveria perguntas. Quando a concentração se afrouxa, há uma pergunta acerca do tempo. Há uma pergunta que me leva a uma outra pergunta - por exemplo: por que me fiz essa pergunta - e em breve toda uma sucessão de perguntas se deflagra. Em circunstâncias normais eu não me faria nenhuma pergunta. Apenas giraria, neutro e inconsciente, entregue ao movimento de minha própria concentração, e não haveria esta sensação de começo. Mas as circunstâncias raramente são normais, quer dizer: não há nada em mim que eu possa chamar de normalidade. Encontro-me, apenas, entregue a esta sorte de fluxo que se assemelha a um sonho, e é em tal letargia que fico sujeito ao assalto das perguntas - que me fazem sempre recomeçar, seja para me dar consciência de que nada sei a meu respeito, seja para me dar uma dupla consciência de que, nada sabendo, esse mesmo nada saber já se constitui num saber.

 

Ora, que tipo de consciência tenho de mim? Caso tenha alguma, será certamente uma consciência vazia, sem qualquer promessa de afirmação. É o que mais me surpreende no tipo de consciência que tenho de mim, isto é, o fato de que nela nada se afirma efetivamente. Assemelha-se a uma flutuação por entre ramagens. Assemelha-se ao esforço de nadar contra essas ramagens, com a diferença de que as ramagens são os meus próprios pensamentos. Não dispondo a não ser dessas imagens que me chegam de fora - e que incorrem numa horrível arbitrariedade, surgindo de repente e se apagando em seguida, como bolhas de ar à superfície da água - para firmar meus pensamentos, toda possibilidade de consciência se acha comprometida com a arbitrariedade, que é também o modo como as imagens se manifestam. Talvez eu devesse me contentar com isso, convencendo-me de que, se esse é o modo, minha consciência de mim deveria ser uma projeção desse modo. Porém me angustia enormemente pensar que estou à mercê desses caprichos, desses relâmpagos que de repente recortam a escuridão e me trazem o que estou denominando de imagens. Vêm e vão no silêncio confuso da sombra. Não sei que tipo de realidade manifestam - não sei que realidade atribuir a elas. Apóio-me nelas, de algum modo; digo que elas existem exteriormente a mim, digo que o fato de que elas existam exteriormente a mim é uma confirmação de que eu existo também exteriormente a elas. Mas delas nada me fica a não ser a impressão de persistência, que logo se afunda na sombra e se mistura à vasta incerteza que minha consciência tenta fixar na escuridão.

 

Nada me dizem do tempo ou do espaço - são vagas e flutuantes demais, ou fugazes demais para que a partir delas eu possa calcular minha posição. Freqüentemente me dão a impressão de que se aproximam ou de que se afastam, como se, após se moverem para perto, se movessem rapidamente para longe. Para me certificar desse fato eu teria de encontrar à minha volta um ponto fixo que me servisse de referência; porém, quando vasculho a treva, só o que descubro é a própria treva que tudo submerge ao meu redor numa unidade imóvel e dura. Fica-me a impressão fantasmagórica de que se aproximam e de que se afastam, de um modo surpreendente que não há como especificar. Estou à mercê desse modo. Torno-me como que um resultado desse modo insignificante de manifestação. Minha consciência talvez não seja mais que uma projeção dessas imagens que relampejam em volta, durando mais ou menos ou durando apenas o tempo suficiente para que eu as perceba e depois submergindo para sempre no vazio. E aqui também estou à mercê do que elas me dizem. Desperto para a questão de que, de um modo ou de outro, elas têm uma certa duração, descubro de repente que nada sei sobre essa duração a não ser o seu próprio jogo inconseqüente. Quero dizer: nelas, e no tempo que me fazem descobrir, o tempo se arruína inteiramente, desmoronando em fragmentos de tempo que se entrechocam, se contradizem e se consomem uns aos outros. É toda a minha consciência de um tempo exterior a mim. É tudo o que sei a respeito do tempo das imagens e das sensações que me falam de um mundo exterior mas que não são capazes de prová-lo de um modo justo e definitivo.

 

Interiormente, a consciência que tenho do tempo é aquela que me vem de quando digo “eu” em meus pensamentos. É um tipo diferente de consciência, nascida de outros dados que não de um jogo de imagens, mas é também um tipo que, se perquirido a fundo, só me conduz à perplexidade. Quando digo “eu” em meus pensamentos, alguma coisa se estabelece. Deduzo, por exemplo, que, ao dizer “eu”, me é possível saber alguma coisa sobre o que digo. Deduzo que o “eu” que digo corresponde de algum modo ao “eu” que sou exteriormente às palavras, e que esse “eu” é alguma coisa presente na história do que digo e do que penso. Suponho que tenha estado aqui antes de que eu o dissesse e me surpreendo ao pensar que ainda estará aqui quando eu já o tiver dito e me tiver calado. É o máximo de verdade que posso extrair de tudo isso: uma dedução que extraio não desses dados exteriores, mas da suposição de que, se estou dizendo o que quer que seja, tenho consciência de que o estou dizendo, e de que tal consciência me dá o “eu” que libera minha consciência do tempo. Fora disso, tudo é incerteza e desmoronamento. Sequer a tentativa de saber onde estou pode encontrar comprovação, pois isso me colocaria em contato com uma exterioridade sobre a qual nada sei e em meio à qual me encontro à deriva, tecendo suposições que geram apenas novas dúvidas.

 

Às vezes, para acalmar minhas ansiedades, resolvo pensar que, seja como for, estou parado - sempre estive parado - no mesmo lugar. É apenas um subterfúgio, evidentemente, que invento para solucionar um problema e que logo descubro me põe de braços com mil contradições. Para ter uma noção qualquer de lugar, seria necessário que as imagens se estabilizassem e que me trouxessem um sentido de exterioridade de que não é possível dispor. Confinado ao espaço de meus pensamentos, não posso viver senão de suposições concernentes à minha periclitante situação - suposições que pesam sobre mim como fardos. Primeiramente, tomo como ponto de partida a noção de que, se existe em mim a consciência de que existo, então é possível dizer que existo em algum lugar. Não posso dizer qual seja esse lugar, não posso sequer imaginá-lo (o que estaria inteiramente fora de minhas possibilidades), mas posso supor sua existência, estabelecendo com ele uma relação primária de necessidade. É pouco, decerto, pois nada posso construir com tão mesquinho material; no entanto é o que tenho e o que utilizo para estabilizar minha consciência de que sou. Se essa consciência não depende, para se constituir, de uma noção precisa de “espaço”, ela o supõe, pelo menos, e se converte ela mesma num fundamento. Mas o que estou dizendo? De que me serve apenas pensar que, se existo, existo em algum lugar, quando nada posso saber desse lugar senão que existo nele? Trata-se, pois, não tanto de um espaço exterior onde existo ao lado de todas as coisas, mas de um espaço próprio de minha consciência, onde ela existe em semelhança consigo mesma, e que, no espaço exterior de todas as coisas, não é mais que um espaço qualquer? Ou se trata de um espaço absoluto, onde existi desde sempre, parado, imóvel no mesmo lugar, pensando que, pela impossibilidade de conhecê-lo, eu me esteja a mover por todos os espaços do mundo?

 

Quanta fragilidade nesses pensamentos! Pensar que me movo por todos os espaços do mundo é uma pretensão que não devo ter. Do mesmo modo como não posso dizer que permaneço parado, dizer que me movo para onde quer que seja carece inteiramente de sentido, porque não tenho como sabê-lo. Ao mesmo tempo, parece-me irrelevante, uma vez que, se me escapa a consciência do que sou, me escapa também a consciência de qualquer aspecto do meu ser. Tenho apenas os pensamentos desse ser, lançados uns de encontro aos outros, no tumulto, em entrechoques de infinitas contradições. Minhas lembranças de ter sido carecem de nitidez, e as projeções do que serei me surgem gratuitas no pensamento. Minha intenção de ser semelhante a mim se desmantela numa sucessão de desvios. Encontro-me à deriva no interior de alguma coisa que não sei nomear - meus pensamentos são vagos, céleres como relâmpagos no escuro, e estão adulterados por imaginações. Tento comunicar-me com o que quer que seja à minha volta, imagino-me a dirigir acenos a uma sombra que desliza à minha volta e logo percebo que meus acenos não passam de miragens. Com atordoadora facilidade, observo minhas melhores intenções se converterem em conjeturas, confundidos gesto e intenção no mesmo pensamento que os concebeu. Meus pensamentos inventam os gestos que imagino executar na escuridão. Sem corpo de onde surjam e se manifestem, esses gestos se perdem no esquecimento, incapazes de me dar qualquer lembrança de que os encetei ou de que os intencionei realmente. Meus pensamentos ocupam o espaço do que sou como uma espécie de estofo que, uma vez retirado, se observaria que não serve senão para estofo. Nada podem afirmar de exterior a si próprios e, no entanto, não podem afirmar-se a si próprios. Giram ao capricho dos ventos, desmantelando-se a cada passo como invenções do vento que o vento sozinho, girando, se encarregasse de agregar e de desmantelar.

 

Não posso dizer há quanto tempo estou aqui e, então, tomo consciência de que, se existe uma verdade em mim, é a verdade dessa imensa ignorância. Perplexo, examino cada possibilidade de sentido que me traz - investigo cada recanto do sentido. Descubro, após os primeiros instantes, que nenhum sentido prevalecerá. Descubro-me como um sobrevivente de todo sentido e tomo consciência de que, se algum sentido se formar, será em decorrência do fato de que eu sou aquilo que persevera após o fracasso de todos os pensamentos. Torno-me assim exterior às minhas idéias. Faço-me exterior ao meu desejo de fixação, como se me tornasse exterior àquilo que - se houvesse tal possibilidade - seriam os desmembramentos do que sou. Existo, apenas, no vazio, que refrata qualquer perspectiva de resposta. Flutuo às cegas num mar de indecisão que expulsa o sentido das perguntas, deixando-me à mercê de todos os caprichos. O sentido que descubro nesta ou em qualquer pergunta é só uma projeção de alguma coisa que ignoro e que, incapaz de se manifestar como coisa, se manifesta como pergunta e como ausência. Tudo o mais é deslocamento e arbitrariedade, que são as formas sobre as quais, persistente, minha consciência se debruça. Seja onde quer que seja ou em que tempo for - meu “eu” (esse nada de sombra que se contorce na sombra) é o mero resultado ou menos que uma conclusão que tiro de tudo isso, após haver negado todas as premissas. Não há premissas no vazio, tal como não existe um tempo ou um espaço ou formas exteriores que se pudesse nomear como tais. Sozinho e fraco, percorro uma grande extensão de meus pensamentos, para me cansar no final e cair, exausto de ter percorrido em vão uma extensão que não tem medida e que não se pode percorrer. Tombo, no final de minha corrida, como se tombasse de bruços sobre a areia. Ou, antes, abraço-me a uma grande forma desconhecida como se me abraçasse a um rochedo - e penso por um momento repousar.

 

Mas aquilo sobre o qual tombei não tem presença ou duração. É só uma suposição dos pensamentos que percorri e que, após neutralizados estes últimos, se revela como uma extensão da sombra - um seu prolongamento - na sombra ingente e imemorial. E o rochedo sobre o qual me vejo tombar sou eu mesmo, a rodopiar sozinho na escuridão.

 

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